20.7.07

HOJE - las nuevas...

Da Folha On Line - "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará na noite desta sexta-feira um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV para relatar as ações do governo federal que serão implementadas no setor aéreo após o acidente com o Airbus A-320 da TAM, em Congonhas (SP). Lula deve anunciar, no pronunciamento, as medidas definidas pelo governo durante reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil) --marcada para a tarde desta sexta-feira.
Na reunião, o órgão vai discutir medidas para a redução do tráfego aéreo no aeroporto de Congonhas. Lula ainda não havia se manifestado publicamente sobre o acidente. Na terça-feira, quando o Airbus se chocou com um prédio da TAM Express em Congonhas, o presidente divulgou apenas nota oficial para lamentar o ocorrido..."

Finalmente! Ele aparecerá! Depois do Tersol e da reunião desmarcada ontem porque o Waldir Pires não pode ir - pouco importa o acidente e as vítimas, eu tenho outro compromisso -, o presidente perdeu o medo e vai aparecer na TV hoje à noite. Na TV, logo, infelizmente, não poderemos vaiá-lo como foi feito no PAN. Uma pena... uma manifestação legítima seria ninguém ligar a TV durante o pronunciamento do sem-dedo, mas acho difícil. Os eleitores dele já tem TV. E são duas...

Com alivio o Palácio do Planalto recebeu a notícia que praticamente isenta o aeroporto de Congonhas - e o governo federal - da culpa pelo acidente da TAM.

Como foi divulgado ontem pela Rede Globo de Televisão e confirmado pela TAM - que assinou a negligência - o Airbus que operava o vôo JJ 3054 estava com problemas num dos reversores, voando com o equipamento DESLIGADO.

O reversor é um equipamento instalado na turbina da aeronave que auxilia na frenagem. É "dispensável" caso a pista possua metragem suficiente para o avião parar em segurança. Como já foi dito aqui, um Airbus A320 necessita de 2.090m para pousar. A pista de CGH tem 1.940m, logo, o reversor é INDISPENSÁVEL.

Algumas análises feitas pelo pessoal da Aeronáutica, afirmam que a fumaça que aparece nas turbinas em imagens divulgadas pela Infraero pode ser resultado de um problema no motor. Um estava impulsionando a aeronave para frente (o motor sem o reversor) e o outro para trás, o que fez com que o avião além de não frear, virasse.

O governo federal recebeu essa notícia com extrema satisafação. Como se tirassem um peso de suas costas, dois ASSESSORES ESPECIAS DO PRESIDENTE LULA apareceram num vídeo, fazendo alguns gestos obscenos em seu gabinete no Palácio do Planalto.

Aqui, o link para o vídeo:

Aqui a legenda feita por mim. Entendo muito de leitura labial...

Homem de terno cinza - "Ha ha ha! Tomaram no cu!"
Homem de camisa clara - "He he he! Se foderam!"

O resto da comemoração não pode ser filmada pois, segundo o cinegrafista, onde eles foram não se pode entrar com câmeras. - ATENÇÃO: esse comentário é meu. O cinegrafista não tem nada com isso.

Ainda sobre o acidente, o Sr. XEXElentíssimo presidente da república federativa do brasil - é, com letra minúscula, assim como as bandeiras à meio mastro - adotou algumas medidas para "acalmar" o setor aéreo.

1. Vai demitir o Waldir Pires;
2. Vai destruir a ANAC;
3. O Palácio do Planalto será o responsável pelo setor; e
4. Vai ordenar que dimuam o número de vôos em CGH.

Eu, particularmente, achei as medidas decentes. Não vão resolver todos os problemas, mas já é um começo. Embora nada me tire da cabeça o conluio entre a TAM e o (des)governo federal, pelo menos a ANAC, que não cotrolava nada, mas concordava com tudo, não existirá mais, os cabides de emprego acabarão e as coisas podem começar a mudar a partir deste ponto.

Outra medida interessante seria a privatização da INFRAERO. Já citaram a possibilidade de, mas, na minha opinião, isso tem de ficar pro governo próximo. Se o Lula privatizar os aeroportos, a distribuição será mais ou menos assim:

Congonhas - Lulinha
Cumbica - filha do Lula
Galeão - Marta Suplicy - disse que instalará uma loja da Daspu e um puteiro no aeroporto pra ser usado em dias de atraso...
Santos Dumont - Waldir Pires

E por aí vai...

Por enquanto é só. Volto no decorrer do dia caso haja mais alguma novidade...

Um comentário:

Aldrin Iglesias disse...

Aldo, tudo bem? Deve ter sido algum problema técnico, mas eu n recebi nenhum comentário seu. Eu n te censurei. O moderador de comentários q uso, serve pra evitar q alguém ofenda uma pessoa e o pessoal do Blogspot venha a tirar meu blog do ar. Mande sempre comentários, por favor. Acredite em mim, eu n recebi comentário seu e o tirei do ar. Abraços.