13.8.07

"Música é perfume"

Esse é o nome de um documentário sobre a Maria Bethânia, de quem também sou muito fã, mas esse blog só faz menção à isso por motivos muito óbvios: essa frase é muito verdadeira.

Semana passada, na quinta-feira, fui à banca de jornal atrás da Rolling Stone desse mês, que traz o Caetano Veloso na capa. Ainda não tinha... passei pela banca e encontrei uma Roadie Crew, com o Max Cavalera na capa e a seguinte frase: "Haverá uma reunião do Sepultura". Comprei a revista.

Li boa parte dela. Todas as matérias "de capa", como a do Max, a do disco novo do King Diamond (que tb é muito bom), o background do Mayhem que é bizarro e mais umas coisas. Mas o que foi mais legal, foi uma notinha bem pequena que mencionava o Kreator.

Quando li o nome, me bateu uma saudade de alguma coisa. Fechei os olhos (não, isso não é evidência de viadagem) e me veio à mente um busão, uma camiseta da ETE Albert Einstein, meu velho discman, o fone de ouvido passado por dentro da camiseta, um Topper preto muito surrado, uma calça preta muito surrada e o cheiro do encarte do disco "Outkast". Era um encarte fodido! Envernizado, todo de papel nobre, fotos animais, uma arte realmente surpreendente. Na hora me lembrei que tinha perdido esse disco. E corri atrás pra baixá-lo de algum site legal na rede...

Encontrei, baixei e ouvi. Qdo tocou "Phobia", a segunda faixa, lembrei de coisas que estavam enterradas no meu inconsciente. É muito engraçado, mas o fato "Música é perfume", é uma realidade. É como um cheiro... bolo de fubá numa tarde chuvosa me lembra casa da minha avó, no interior. Bolo de polvilho frito com café, me lembra minha avó paterna, em São Paulo. Cheiro de shampoo Garnier Fructis, me lembra minha neguinha, saindo do banho num sábado, antes de uma balada qualquer... Phobia, do Kreator, me lembra a escola, os amigos que se afastaram, que sumiram, a aula de Educação Física que eu não fazia pra continuar ouvindo música, o campeonato interclasse de vôlei, do qual participei, as aulas de Português com o Verdasca, enfim...

A música está diretamente ligada com todos os acontecimentos que marcaram uma pessoa. Basta ouvir pra ser mandado de volta alguns anos, alguns meses, e relembrar tudo de novo. Música é vida... música é pra alma mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).