19.2.08

Protesto - o primeiro de 2008

Não sei até que ponto o dito popular é verdade, mas que começa a fazer sentido...

Há algum tempo atrás, alguém apareceu no meu MSN sob o pseudônimo de "Supernova Produtora". Sem saber do que se tratava, perguntei e me esclareceram. De fato era uma produtora que tinha "pegado" meu contato com o pessoal do GR Studio. Até aí, tudo bem... Ficou lá no canto morto da lista de contato. Nunca mais nem perguntei "tudo bem" pro indivíduo. Mas hoje li uma coisa que parecia ser interessante:

"Quer tocar com Satine, Teoria do Caos e Quarter - 26/04 GANHE um single produzido"

Apesar de não conhecer nenhuma das bandas que ele citou, fui ver do que se tratava. Ao que ele responde:

"É um evento da produtora. Você toca com essas bandas com cota de 10 ingressos a 15 reais. Quem vender mais ingressos ganha a gravação de um single produzido no GR Studio."

Não sei se ele falou demais, mas foi mais que o suficiente.

Há muito tempo eu e minha banda estamos batalhando um lugarzinho ao sol. Acho que não é mais nosso sonho ser rockstar. Ninguém na banda pensa em parecer com o CPM 22, com o Nx Zero, com a Pitty. A coisa pro nosso lado é muito mais sincera. A gente faz música pra não ser modelada, pra não ser vendida, massificada. Nossa música é sincera. Sincera como todos os integrantes da banda.

Temos vivenciado todo o tipo de desrespeito à arte nesse país. É uma palhaçada a máfia das gravadoras - que, graças a Deus, dia após dia vão sumindo -, o tal do jabá pra "bombar" na rádio e essa pegadinha de gravadora cobrar de banda "pequena" pra pagar cachê pra banda "pequena que vende ingresso".

Queria pedir a atenção de todos os leitores que são músicos, que tem banda ou que conhecem alguém que tenha banda ou seja músico:

ATENÇÃO! Não caiam nessa pegadinha, pessoal!

Não há no mundo nada mais desrespeitoso que precisar de cota de ingresso pra ganhar alguma coisa. Nada mais deprimente que baixar a cabeça pra bandas da mesma ou de menor altura que a sua pelo simples fato de uma produtora achar que eles são bons.

Ninguém é melhor que ninguém! Estamos no mesmo barco! Todo mundo aqui é igual... se tivesse um só pica-grossa, um só fodão, não seria a tal Supernova que estaria "produzindo". Muito menos julgando - o que já é podre - pelo número de ingressos vendidos! Absurdo! Mais absurdo é cobrar cachê pra eventos como esse...

À Supernova Produtora, expresso minha opinião:

Festival é pra divulgar material. É pra descobrir talento, não pra dar de mercenário e arrumar grana. Tocar com bandas de "maior expressão" em troca de R$150 é extremamente inescrupuloso. Vocês deveriam deixar de lado as bandas de "maior expressão", juntar um monte de gente menor, organizar de maneira livre e limpa um festival onde o público escolhesse o que é bom de maneira direta e LIMPA. Não de acordo com a vendagem dos ingressos. Mesmo porque será esse mesmo público que comprará o trabalho da produtora caso a banda ganhe a tal gravação. O foda é ganhar quem vendeu 345 ingressos, não toca nada, é literalmente uma merda, mas tem um monte de amigo que ajudou no dia... pior ainda, como já vi gente fazendo, junta a grana e paga do bolso pra impressionar...

Às bandas como a minha, com missão, dedicação e verdadeiro amor à música, só vale dizer que se fixem em seus objetivos; a música é o que queremos mostrar e é isso que faremos - custe o que custar.

Espero que essa mensagem seja divulgada o máximo possível e que essa falta de vergonha, falta de respeito, cesse já por aqui, antes que vire febre e nossas pequenas brechas onde podemos dar as caras caiam nessa de qualificar pelo dinheiro.

Como diria Caetano: "Vocês não diferem em nada deles..."

Ah, sim, sobre o dito popular:
Perde-se os amigos, coleciona-se os inimigos.

Nenhum comentário: