18.10.07

continuando...

Os professores do Einstein são professores de outro estilo. Eles não estão ali apenas pra "aplicar matéria", cobrar na prova e dar a nota. Eles estão ali pra ensinar a pensar. E, convenhamos, ensinar uns e outros a pensar não é tarefa fácil.

Me surpreendi com a escola assim que cheguei para o primeiro dia de aula. Os portões ficavam abertos. O senso de liberdade e disciplina era do aluno e não da escola. Algo como "se vc quiser ir embora o problema é seu". Mas depois descobri que não funcionava bem assim. Existiam regras... se um aluno fosse atropelado no horário da escola porque estava fora dela, a escola seria culpada. Entendi, mas logo conheci o grande Seu Pedro, porteiro e "vigia" de alunos que quebrava muitos galhos.

No primeiro ano de Einstein minha vida mudou. Não só pelos amigos que fiz, mas pelo rumo que tomei sem querer. As descobertas eram diárias. E foi numa dessas que descobri que sabia tocar bateria. Montei a primeira banda, pintei o cabelo de azul, de verde, de roxo, raspei depois... rasgava as calças, usava boina, participava do grêmio, ia pra Av. Paulista gritar "fora FHC" e "privatiza a Dona Ruth", confesso, mesmo sem saber direito o que estava gritando e achava que a vida agora sim estava se tornando vida. Mas é pra falar dos professores, né!?

Carlos Verdasca. Ou "Sir" Carlos Verdasca. Figurássa! Lecionava português e literatura mas entendia de física qüântica, biologia, música, poesia e whisky. Vira-e-mexe faltava na segunda porque, diziam, lutava contra o porre do domingo. Ele era excepecional. Tinha um jeito próprio de dar aula, de falar, de se expressar e me ensinou a gostar ainda mais de português e de literatura. Realmente um grande professor...

Marli... ruiva. Me lembrava a Rita Lee. Dava aula de história e contava histórias do seu tempo no interior de São Paulo em Birigui. Numa delas acabou confessando que sua mãe deu um liqüidificador pra um de seus irmãos acreditando que ele fazia vitamina de abacate pra tomar... na verdade era loló! rs... Era fã de Pink Floyd, Janis Joplin, Led Zeppelin. Falava de política como se fala de futebol. Defendia o PT e o Lula... mas isso era em outras épocas. Lembro que uma vez o Seu Pedro vacilou lá embaixo e um cachorro entrou na escola. A Marli, não sei se por medo ou por susto, saiu correndo do cão no corredor e acabou caindo e torcendo o pé. Durou uns meses de molho... e foi qdo tivemos aula com a Léia... eu acho. Ela era fanha. E, claro, não conseguia dar aula como a Marli.

Sandra. Professora de Educação Física. Não sei porque diabos sinto saudades daquela aula... Era intenso. Mas era divertido, prazeroso. Muita saudade dos berros "joelinho alto", "mão no calcanhar" ou quando ela fazia a gente ficar de braços abertos e cantava "Aquarela" até a parte do aviãozinho. Era de foder! E se alguém baixasse o braço, ela começava de novo, sem pestanejar. Chamavam-na de "véia", mas era brincadeira. No fundo todos a admiravam muito e gostavam muito dela. A professora tinha até um grupo oficial de puxa-sacos que passava o dia na escola importunando-a na quadra.

Acho que esses três são os mais figuras, os mais importantes na minha formação. O Einstein em si foi uma experiência incrível que se não tivesse vivido, não seria quem sou hoje. Devo muito aos professores e à mim mesmo, que estudei pra estudar lá. E realmente valeu a pena.

Acho que já tá bom de puxação de saco de professor, né!? Logo volto com outras histórias... talvez assuntos menos meus e mais de interesse coletivo. Espero que tenham gostado disso tudo.

6 comentários:

Aldrin Iglesias disse...

Eu gostei.
N existe muita separação entre assunto paricular e coletivo. Se vc souber se expressar, dá sempre pra todo mundo tirar algo de bom.

Aula de educação física? eu era o´último a ser escolhido pros times. Os caras falavam:
- Aldrin, seguinte. Vc chuta a bola pra frente, tá? Só pra frente. N se preocupe. Só chue prta frente, atrapalhando o adversário.

era um trauma.

bom fim de semana!

Anônimo disse...

Cara, sinto muita falta do Einstein!
Desses que vc citou tabm incluo a Prfª Eliana de Biologia, a Profª Sonia de POrtugues (que hj é diretora), a Jorgina de geografia, Eduardo de Matemática, Ademar de quimica, todos muito legais e competentes!

Abraços!

Einstein sempre!

Victor Hugo de 2001 a 2003

João Marcos disse...

Mto legal esse texto!!! Atualente eu estudo no Einstein, faço o segundo ano lá e adoro a escola... E qdo eu li o seu texto, comecei a me imaginar daqui a alguns anos... Eu contando pros meus filhos e netos (tomara que eu os tenha...) sobre a escola que eu fiz o Ensino Médio, sobre o Einstein... Sobre os professores que continuam quase os mesmos da sua época, e espero que eles ainda lecionem qdo meus filhos e netos forem estudar lá... Atualmente, as coisas naum estão mto diferentes.... A Sandra continua gritando "mão no calcanhar" nas aulas, e nos corredores da escola eh aquele amor, a cada dois passos, eh uma série de abraços que ela tem que dar... A Marli jah naum eh mais ruiva, ela eh loira, + continua sendo uma ótima professora... Infelizmente eu ainda naum tive aulas com o Verdasca, + parece ser um professor legal... Achei mto legal seu relato sobre a sua época de Eisntein, seria legal se vc pudesse postar + algumas histórias sobre a nossa escola, pois é interessante imaginar a história do lugar onde a geente estuda e ver que naum mudou mta coisa de lá para cá...

Aldo Jr. disse...

João Marcos, é um prazor te-lo por aqui. O Einstein marcou muito a minha vida. Creio que a vida da galera toda da minha época, ainda hoje os amigos que fiz aí estão comigo. Isso é impagável.
Relatos sobre nosso tempo tenho vários! rs... Falta é lembrar de todos e ir publicando por aqui...
Agradeço a visita!
E aproveite a escola. É clichê ao extremo dizer isso, mas é necessário: você sentirá falta DEMAIS desses dias.
Aproveite!
Abraço!

Deborah Ramos disse...

Oi gente , eu to no terceiro e esse ano o Einstein faz 50 anos ... pessoal da etec ta fazendo uma pagina no face a pedido da Marli pra jubtar historias e lembranças dos ex alunos e ex professores e historias recentes dos alunos .... se voces puderem curtam essa pag no face pra ajudar a gente ;

https://facebook.com/50anoseinstein?ref=m_notif&notif_t=fbpage_fan_invite&actorid=100001137390228

vlw gente obg ... e sim verdasca sensacionnal

João Marcos disse...

Olá, Aldo! Sou o mesmo João Marcos que comentou esse post há algum tempo atrás. Você podia entrar em contato comigo através de e-mail? Gostaria de saber um pouco mais sobre suas histórias de Einstein, promover a interação de um aluno atual e um ex-aluno. Obg pela atenção e aguardo contato!

envie mensagem para o endereço: joaomsilvasep@gmail.com