9.5.07

Esse papa é pop?

Ele nem chegou ainda e já está causando. "Vai ser uma merda chegar em casa", blasfemam os mais estressados. Mas é verdade, vai ser uma merda chegar em casa... e tem xurumela demais nesse angú todo aí. Será que alguém ainda quer matar o Papa?
A popularidade da Igraja Católica está no chão. As missas estão fora de moda, a maioria dos casais não casa mais, a família é composta bem antes do casamento, a virgindade... bom isso nunca foi verdade mesmo, né?! Mas então... esse Papa não é pop. Não é influente, não tem carisma, não comove. Nao sei se é preconceito por ele ser alemão e ter cara de nazista ou se é realmente a cara dele que não convence nem cativa ninguém. O certo é que a igreja e o Papa estão em declive constante.
No Brasil, por exemplo, a febre evangélica atacou de uma só vez. O país que tem o maior número de católicos está mudando de figura... logo mais seremos o maior país evangélico do mundo. Os jovens preferem os shows, a marcha para Cristo, um culto alegre, com música, gritaria e orações diferentes ao mesmo tempo. É mais dinâmico! Imaginem, todo mundo super ativo, ligadásso nesse mundo maluco, entrando numa missa, sentando, ajoelhando, comungando, escutando... tá louco?! Eles querem uma rave, não uma missa.
O Papa vem pro Brasil em missão de desespero. Vem cativar corações confusos, converter indecisos e aumentar a popularidade da igreja católica. Ele vem para o Brasil mostrar que a igreja ainda tem poder e moral pra tal feito. Chega hoje, volta só domingo, transforma o nosso trânsito num inferno - é, porque caótico é todo dia -, traz o frio, a chuva e interdita até o espaço aéreo. Sim, sim, quando ele estiver perto, ninguém sobe e ninguém desce. Nem um urubu curzará o caminho do "aeropapa".
Pois bem, amigos. Mais uma semana diferente na capital. Tudo bagunçado. Igreja, sagrado, profano, inferno, paraíso, Consolação, São Bento... a nossa vida muda. Mesmo quando a gente não queria que mudasse.

Nenhum comentário: