22.11.07

Fim de ano...



Li ontem no blog do Bruno Medina um post oficializando o começo do fim (!?) do ano. Entre um dos "sintomas" dessa época, ele citou as caixinhas de natal - que esse ano invadiram o Rio de Janeiro antes da hora - e o tal do "Amigo Oculto", que aqui em São Paulo é "Amigo Secreto".

Pois bem... as caixinhas de natal eu vi ontem, na padaria. Enfeitadinha, sobre o balcão, perto da estufa de coxinhas, empadas e outras delícias imperdíveis de padaria. Trazia uma singela mensagem: "Colabore com o natal de quem te serve tão bem!". Me comovi... mas como não tinha dinheiro algum, ficou pra próxima. Quem sabe no 13º salário... se sobrar.

Hoje, constatei que o fim do ano chegou. Recebi por email um edital de convocação para o "Amigo Secreto da Diretoria Financeira" - até o nome é de esfriar a barriga.

São umas oito gerências... cada uma com seus 10, 15 até 30 funcionários. Estou aqui há pouco menos de um ano e, claro, não conheço todo mundo. Começa o dilema.

Os velhos colegas da antiga sede encaminham o email com os comentários: "você vai particpar?", "começou!", "eu não conheço ninguém, não vou participar!"... na minha opinião o fato de não conhecer ninguém torna o amigo mais secreto ainda. Você tira um papelzinho com o nome da pessoa, lê e fica por isso mesmo. Começa a diversão...

O que comprar para presentear alguém que você NUNCA viu? Ou melhor, até já viu, mas não liga "o nome à pessoa". Estranho... mas é divertido. É um exercício de imaginação, adivinhação, sensibilidade... às vezes um nome te diz alguma coisa... lê num papel um nome como Ângela e pensa numa coisa... Daniele e pensa em outra... Jaílda, Teresa, Débora, enfim... é até engraçado! E eu, por força sabe lá de quê, só citei nomes femininos. Imagina encontrar num papel algo como "Jairzão"? Deus me livre!

Outro indício de fim de ano está no salão de jogos do prédio onde moro. Na esperança de uma partida de sinuca na segunda-feira, véspera de feriado, quebramos a cara quando vimos as mesas ocupadas por um batalhão de guirlandas, bolas douradas e vermelhas, restos de árvores e presépios cobertos por uma lona preta. É... tem seus contras...

Enfim... o final do ano realmente começou. Tenho que concordar com o Medina. É hora de começar a fazer os planos para 2008, planejar (aos atrasados como eu!) onde passará o Reveillon, o que dar de presente (presente!? AhUAhUAhUAHuH) ao pessoal... É... acabou pra começar de novo...

Nenhum comentário: